Fundada no dia 28 de junho de 1979, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE DE ITACOATIARA é uma instituição civil filantrópica, de caráter cultural, assistencial, educacional e de saúde, que tem como objetivo proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento físico, intelectual, autista, social, moral e emocional aos alunos e usuários assegurando a inclusão em todos os segmentos da sociedade das Pessoas com Deficiência.
Ao longo dos seus 20 anos iniciais, a entidade funcionou em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Itacoatiara e sitiado na Av. Torquato Tapajós no Centro. No entanto, esse local não oferecia as melhores condições para a oferta do atendimento adequado ao desenvolvimento das atividades e necessidades inerentes aos alunos e usuários.
Nessa mesma época, essa associação contou com um grupo de amigos a Drª Tânia Regina de Oliveira de Azevedo como sua primeira presidenta. Desde o início, as dificuldades sempre foram uma realidade constante, principalmente quanto à falta de recursos materiais, humanos e financeiros, que foram minimizados, porém, através de alguns convênios firmados com a SEDUC/AM e SEMED; além de dos sócio contribuintes e vários outros segmentos da sociedade que dentro de suas condições vem dando sustentação aos nossos serviços indispensáveis ao bom desenvolvimento dos nossos assistidos.
Com mais de duas décadas, no ano 2000, é que nossa instituição ganha uma sede própria, um prédio novo é entregue à comunidade itacoatiarense, podendo atender com maior excelência seus quase 200 alunos e usuários com atividades de assistência social, de saúde e de educação. Esse espaço está, ainda hoje, localizado na Rua Afonso de Carvalho, 1759, no Bairro da Colônia.
A OSC possui capacidade para atender até 500 famílias e conta com uma estrutura física adequada e adaptada, promovendo sempre os cuidados preventivos e diversos atendimentos especializados, todos os atendimentos são em espaços adaptados para desenvolver as atividades propostas pela equipe multiprofissional.
Todas as atividades são desenvolvidas diariamente e ocorrem de segunda à sexta-feira, das 07h15min às 11h15min e das 13h15min às 17h15min, promovendo a inclusão social e a prevenção com o Fortalecimento de Vínculos Familiares, habilitação e reabilitação e encaminhamentos as diversas políticas setoriais e sempre que necessário.
A OSC oferta serviços especializados a toda população Itacoatiarense e comunidades próximas, sendo assim, a APAE Itacoatiara vem alcançando suas metas de ser referência no Município, no que se refere a atendimentos de Pessoas com Deficiência, já que, é a única instituição voltada para o atendimento desse seguimento.
As diretrizes da APAE Itacoatiara estão em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) atuando para concussão das finalidades da referida Lei por meio da promoção da acessibilidade constituída como possibilidade condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transporte, informação e comunicação; promovendo ainda ajuda técnica garantida através de recursos, metodologia, estratégias, práticas e serviços objetivados em promover a funcionalidade, relacionada à atividade e a participação da pessoa com deficiência, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. E o artigo 2° da lei 12. 435 (06/06/2011) onde descreve os seus objetivos, na letra d) relata que é preciso ser feita a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária a nossa OSC vem desenvolvendo essas potencialidades em nossos usuários.
Nossas diretrizes encontram respaldo ainda na Legislação Estadual do Amazonas para a Pessoa com Deficiência vigente por meio da assunção da competência que garante o pleno exercício de seus direitos básicos quanto à educação, à saúde, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à assistência social, ao transporte, à acessibilidade, ao amparo à infância, ao idoso, de outros direitos que propiciem o bem estar pessoal e social da pessoa com deficiência.
Dentre os trabalhos desenvolvidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itacoatiara têm-se como base as seguintes diretrizes direcionadas à Pessoa com Deficiência:
- Promoção à melhoria da qualidade de vida;
- Prestação de Serviço de habilitação e reabilitação;
- Integração do Pessoa com Deficiência à vida comunitária;
- Garantia de equipe multiprofissional conforme a necessidade do serviço;
- Prestação de serviços de educação especial;
- Promoção de Ações de Assessoramento na defesa e garantia de direitos;
- Promoção de Eventos Técnicos, Culturais e Desportivos;
- Promoção da capacitação e da qualificação profissional.
Estas diretrizes são efetivadas por meio de ações educacionais, de saúde e assistenciais prestando-se serviços, projetos, programas, conforme as atividades descritas abaixo:
I – De atendimento: na área da saúde (habilitação e reabilitação), visando desenvolver a prevenção e estimulação com todos os serviços ofertados, sendo eles; Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia, para a melhor qualidade de vida da Pessoa com Deficiência.
II – De assessoramento: com ofertas de serviços continuados, execução e acompanhamento do planejamento familiar, voltados ao fortalecimento de vínculos familiares e sociais.
III – De defesa e garantia de direitos: com execução de grupos familiares, para a discussão dos direitos e deveres acerca da Pessoa com Deficiência, para a promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais.
IV - Da Escolarização: com ofertas de curso regular, apoio educacional especializado nas series iniciais da Educação Infantil e Ensino Fundamental ofertando projetos, como: Projeto Talento, Projeto Horta e Projeto de Informática. Esta ocorre no contra turno dos ofertados na APAE.